Importância da Leitura

LeituraA leitura é uma das atividades mais importantes e úteis que o ser humano realiza ao longo de sua vida. Em primeiro lugar, a leitura, da mesma maneira que todas as outras atividades intelectuais; é uma atividade exclusiva dos seres humanos, únicos seres vivos que desenvolveram um sistema intelectual e racional avançado. Isto quer dizer que a leitura é uma daquelas atividades que nos define pelo que somos diante do resto dos seres vivos. A leitura é uma atividade que geralmente começa a adquirir-se muito lentamente desde tenra idade e se mantém por toda vida, ou seja, não se perde com o tempo.

Por outro lado, a importância da leitura também reside no fato de que é através dela que o ser humano começa a receber conhecimentos de maneira formal e inserir-se assim num processo tão complexo embora útil, conhecido como educação. A leitura estabelece sempre atenção, concentração, compromisso e reflexão. São esses elementos que fazem que uma pessoa tenha um melhor desempenho e melhores resultados.

Obviamente, a leitura pode ser realizada de várias formas e para vários fins. Assim, não é o mesmo a leitura por prazer do que aquela que é feita por obrigação de cumprir determinado objetivo educacional ou ocupacional. De qualquer forma, a leitura sempre age como um fenômeno que nos permite estimular a nossa imaginação, criar novos mundos em nossas mentes, refletir sobre ideias ou conceitos abstratos, entrar em contato com nosso idioma ou com outros, melhorar a nossa ortografia, conhecer mais sobre outras realidades, etc. É sempre importante que a leitura renda bons frutos e que se realize em ambientes descontraídos e tranquilos, que estimulem à concentração, que permita que a pessoa esqueça tudo aquilo que a rodeia e mergulhe na história que lê.